EMDR

EMDR

EMDR

EMDR é sigla em inglês para Terapia de Dessensibilização e Reprocessamento através dos Movimentos Oculares é uma abordagem de tratamento psicoterapêutico desenvolvida por Francine Shapiro na década de 1980.

Ela é usada principalmente para tratar pessoas que sofrem de transtorno de estresse pós-traumático (TEPT) e outras condições relacionadas ao trauma. Ela também tem sido aplicada a outras condições como transtornos de ansiedade e depressão.

O EMDR parte da premissa que muitos problemas psicológicos são causados por experiências traumáticas mal processadas. O papel do terapeuta é ajudar o paciente a reprocessar essas memórias
traumáticas de uma forma mais adaptativa.

O método envolve uma série de etapas:

  1. História Clínica: Coleta de informações sobre a história do paciente e os eventos traumáticos que desencadearam os sintomas.
  2. Dessensibilização: O paciente é orientado a se concentrar na memória traumática enquanto o terapeuta direciona movimentos oculares, toques ou sons bilaterais (como movimentos dos olhos de um lado para o outro). Isso visa reduzir a intensidade emocional da memória.
  3. Reprocessamento: O paciente é ajudado a substituir crenças negativas ou disfuncionais associadas à memória traumática por crenças mais adaptativas e saudáveis.
  4. Desenvolvimento de habilidades de enfrentamento: O terapeuta ajuda o paciente a desenvolver estratégias de enfrentamento mais eficazes para lidar com situações futuras.
  5. Avaliação: O progresso do paciente é avaliado ao longo de todo tratamento.
Deborah Virginia Ferreira - Doctoralia.com.br

Agende Agora

Viva uma vida mais leve e sem traumas, agende sua consulta e vamos juntos nesse caminho.

Fale Conosco